Início A Advantage Serviços Tecnologias Treinamentos
Início
A Advantage
Serviços
Tecnologias
Treinamentos
Fale Conosco
Automação de Máquinas
Automação de Processos
Empresa de Automação
A Automação industrial é uma área da engenharia que nasceu da engenharia elétrica, depois que se fez necessário o envolvimento da engenharia elétrica, computação e mecânica. Os projetos de automação industrial englobam ações de elétrica, controle, computação, pneumática, hidráulica e áreas correlatas, visando projetos com escopos completos como foco na produtividade, qualidade e segurança em um processo industrial de fabricação.

Em um sistema de automação simples, toda a informação des sensores são enviadas ao controlador programável que define como atuar no processo de acordo coma a programação executada. Na automação industrial de processos, contamos com sensores, mas, principalmente, com instrumentação analítica de campo, como medidores de vazão, temperatura, Ph, turbidez, nível e muitos outros, que também são enviadas aos controladores do processo através de redes industriais, como CAN OPEN, INTERBUS-S, FOUNDATION FIELDBUS, MODBUS, STD 32, SSI, PROFIBUS, DEVICENET, EthernetIP, Ethernet TCP/IP, Modbus TCP, etc,  específicas para a área industrial. Toda a atuação, na área de automação industrial de processos, é feita através de atuadores proporcionais e atuadores do tipo On/Off, as válvulas de processos, que controlam, por exemplo, a temperatura de um tanque, forno ou caldeira, o nível de químicos para a flotação ou para uma área de tratamento de efluentes (ETE) ou de tratamento de água (ETA).

A partir destas redes de comunicação industrial, válvulas, acionamentos, medidores e sensores conseguem enviar seus dados para um sistema central de controle e podem também conversar com o sistema administrativo da empresa, os chamados sistemas ERPs.

Estes sistemas de automação industrial são, geralmente, controlados através de um sistema central, chamado sistema de supervisão e controle. Estes sistemas são capazes de abrir e fechar válvulas, ligar e desligar motores através de computadores e softwares específicos.

Algumas empresas com sistemas de gerenciamento ERP, com módulos de manutenção, logística, compras, vendas, etc, podem comunicar-se com os sistemas de automação da fábrica, garantindo o compartilhamento de dados importantes da operação diária dos processos, contribuindo para uma agilidade das decisões e confiabilidade dos dados que as suportam para melhorar a produtividade.

Se você deseja conhecer mais sobre automação de processos ou necessita de uma proposta para fornecimento de projeto de automação para sua empresa, clique AQUI e contate-nos !
Site Map